O acidente que vitimou 9(nove) pessoas, entre passageiros e tripulantes, ocorreu em 2008 no pantanal Mato-Grossense e ,agora, dia 10/07/2013 os sobreviventes começam a ser ouvidos no processo por dano moral e material em face do proprietário da embarcação chalana e da Marinha do Brasil. É muito comum a utilização da chalana tanto para pescarias, como para passeios no rios pantaneiros, no caso o acidente aconteceu no rio Cuiabá, mas no rio Paraguai, que banha a região pantaneira dos dois Estados Mato-Grossenses, também existem grande fluxo de chalanas. A acusação alega que a reforma realizada na embarcação foi o fator preponderante do acidente. O barco havia sido inspecionado pela Marinha. O fato da embarcação não ter sido ainda periciada, devido ao naufrágio e se encontrar no fundo do rio, vem dificultando o andamento do processo.
Quais instrumentos jurídicos podem ser utilizados para garantir reparação ao trabalhador acidentado? Quando utilizá-los? Essas perguntas serão debatidas por especialistas durante o seminário em Fortaleza.
O evento ocorrerá de 08 a 09 de agosto na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e poderá ser assistido pela internet no sítio abaixo indicado:
A Associação Brasileira de Cirúrgia Plástica (ABCP) realiza tratamento cirúrgico em centenas de vítimas de escalpelamento na Região Norte do Brasil.
O escalpelamento é um acidente ocasionado pela avulsão (extração traumática) do couro cabeludo e lesões em áreas adjacentes do mesmo,apresentando uma alta incidência na comunidade ribeirinha, moradores de entornos dos rios da região amazônica, que trafegam em embarcações mal equipadas, com eixo do motor desprotegido. Crianças e mulheres são as mais atingidas, que por algum descuido os cabelos entram em contato com o eixo do motor em alta rotação, ocorrendo o escalpelamento de forma abrupta e traumática.
O escalpelamento acarreta seqüelas físicas, funcionais e psicológicas significativas.
O trauma envolve diretamente todas as estruturas ligadas ao crânio, pescoço e cintura escapular, sendo observados maiores conseqüências nessas regiões.
Nos últimos 12 meses, 8 (oito) pescadores pereceram por naufrágio no litoral de Camocim e Acaraú no Estado do Ceará. Para prevenir acidentes como estes segue a seguir as orientações valiosas do Manual de Segurança dos Pescadores elaborado e disponível gratuitamente no sítio a seguir indicado. Divulgue este Manual e Salve Vidas no Mar.
Previna acidentes na pesca acessando o Manual de Segurança dos Pescadores no sítio abaixo indicado:
Deslizamentos de terra na região amazônica, principalmente nas áreas portuárias, merecem atenção por parte dos órgãos governamentais. A elevada quantidade de carga movimentada nestes terminais portuários, aliado a um desconhecimento do risco geotécnico dos solos das margens dos rios negro e amazonas, podem estar relacionados aos acidentes ocorridos nos portos de chibatão (2010) e na área de armazenamento de minério da empresa Anglo American (em 28/03/2013), servindo de alerta para os demais portos da região e do Brasil. Estes acidentes demonstram a necessidade de um estudo prévio de sondagem e análise da estabilidade dos taludes das áreas de movimentação de cargas dos portos e das áreas de armazenagem. Talude.Definição: é a denominação que conceitua qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha. Ele pode ser natural, conhecido como encosta, ou construído pelo homem, como aterros, barragens, cortes rodoviários, área de armazenamento de minério e porto próximo a rio,etc. Um talude pode, por exemplo, tornar-se instável quando as tensões cisalhantes mobilizadas na massa de solo ou rocha atingem a resistência ao cisalhamento do material. Essa condição pode ser atingida pela intervenção de agentes externos (ação do homem) ou internos (alterações da resistência pelo intemperismo,etc). Como fatores resultantes da atividade humana, citamos as modificações ou deficiência na rede de drenagem e uso e ocupação do solo, por exemplo com a retirada da cobertura vegetal, cortes para abertura de estradas, construção de muros, taludes mal dimensionados, armazenamento de cargas,etc. Em relação aos taludes naturais, a ocorrência de água no solo provoca alterações nas pressões de água intersticiais, potencializando as condições favoráveis à instabilização. A infiltração pode se dar superficialmente, pela água da chuva; pela ausência ou mau funcionamento de sistemas de drenagem. As análises de estabilidade de taludes construídos são feitas com base na geometria do terrreno, levando-se em conta os possíveis carregamentos externos e no conhecimento das propriedades geomecânicas dos materiais e nos padrões de fluxo de água.
O risco geotécnico é previsto nas normas regulamentadoras Nr. 18 e 22 do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Vejam vídeos dos acidentes acima comentados:
Chibatão: Manaus - 2010
Vídeo de 28/03/2013, flagra onda no rio amazonas, causada pelo deslizamento do solo da área de armazenamento de minério da empresa Anglo American:
Dez pessoas
são internadas em estado grave após vazamento de gás em frigorífico
Dez pessoas estão internadas em estado grave em Araguaína,
Norte do Estado, após vazamento de gás de amônia no frigorífico Minerva, onde
trabalham cerca de 800 funcionários. Segundo
informações do Corpo de Bombeiros, o vazamento aconteceu por volta do meio dia
e alguns trabalhadores chegaram a desmaiar mesmo fora do estabelecimento.
De acordo com o capitão Marinho, do Corpo de Bombeiros,
a substância, que é toxica, é utilizada em uma máquina de compressão mecânica.
O vazamento aconteceu após rompimento de uma das válvulas do equipamento.
Ele explicou que uma vistoria vai ser realizada no
frigorífico para descobrir a causa do acidente e como funcionará o atendimento
às vítimas. "Todos os funcionários devem ser acompanhados e passar por um
médico para avaliar o estado de saúde. Como o gás é tóxico, pode ser que os
sintomas surjam bem depois do ocorrido, por isso todos têm que passar por
avaliação médica", destacou.
Os funcionários foram atendidos em um posto de gasolina, nas
margens da BR-153, e os mais graves encaminhados com urgência nas ambulâncias
do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para
hospitais da cidade.
O auxiliar de produção Cícero Francisco de Souza contou o
pânico que todos passaram. "Era hora do almoço quando sentimos o cheiro
forte, saímos correndo, muita gente desmaiando. Eu senti falta de ar e dor no
peito", relatou. A equipe do Jornal do Tocantins presenciou quatro
desmaios, mesmo no posto, durante atendimento.
Como faltou ambulância para transportar todos os
funcionários, 5 ônibus da própria empresa levaram os funcionários para unidades
de atendimento.
Ainda não há o número exato de pessoas internadas e a empresa
não quis se manifestar até o momento.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM AMÔNIA: "CONHECER PARA PREVENIR".
"Aquele que não consegue se lembrar do passado está condenado a repetí-lo" (Filósofo Americano George Santayana).
Ministério do Trabalho e Emprego publicou nota técnica em
2004 sobre a amônia, acesse o link abaixo e conheça como prevenir acidentes nos processos industriais que utilizam AMÔNIA.